Sapato 43

Associação Cultural para a Construção do Conhecimento pela Arte

Manifesto

O Sapato 43 – Associação Cultural para a Construção do Conhecimento pela Arte – foi criado para ir ao encontro das necessidades e das urgências verificadas no campo da educação formal, não formal e informal. O Sapato 43 fundamenta-se numa proposta teórica e prática com base em dois princípios chave: o multidialogismo e a literacia humanista, em que a Arte se constitui como o instrumento necessário para a construção do conhecimento para alimentar o pensamento crítico, para favorecer um fazer inteligente, mas também e sobretudo para saber assumir a responsabilidade e a necessidade de tomar decisões.
Estes princípios e consequentes objectivos são absolutamente necessários para fazer valer a nossa humanidade partilhada, enquadrando-se em torno dos trabalhos de Edgar Morin sobre a educação, de um novo humanismo, conceito estudado em filosofia da educação e recentemente retomado pela UNESCO.

A proposta de actuação do Sapato 43 pretende desenvolver-se nos contextos contemporâneos em que vai crescer e trabalhar podendo procurar novas formas de ir ao encontro das urgências dos tempos. Deste modo, a dinâmica da Associação Cultural para a Construção do Conhecimento pela Arte não se esgota nas abordagens à contemporaneidade.
Portanto, por agora, situa-se num contexto social, cultural, económico e político onde prevalecem decisões políticas pragmáticas de curto prazo, onde o modelo económico anula a nossa humanidade, onde uma cultura «predominantemente obrigatória» se associa a princípios desorientadores e onde as relações sociais e humanas sofrem de um estiolamento.

Assim, o Sapato 43 pretende operacionalizar a Arte como instrumento de construção de conhecimento num momento em que a palavra e a imagem perderam o vigor da sua força por estarem submetidas à rapidez que escamoteia os significados e os tempos de reflexão e onde a efemeridade prevalece como paradigma de futuro.

Porto, Domingo, 13 de Novembro de 2011*

*actualizado em 14 de Abril de 2014

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Multidialogismo
Este princípio fundamenta-se em várias propostas teóricas encontrando-se tanto no campo da educação (Freire), como no campo das letras (Bakhtine) e da filosofia (Morin). Para mais informação contacte o Sapato 43.

Literacia humanista
A literacia humanista, enquanto princípio para a construção do conhecimento, inclui o princípio de dialogismo, na base do diálogo, mas envolvendo principalmente o ser humano comprometido com o mundo, enquanto agente, abrangendo portanto o processo de conscientização que permite a acção.

Edgar Morin
Réseau Intelligence de la Complexité

UNESCO
Nouvel Humanisme

Filosofia da educação: Carvalho, Adalberto Dias de (org) (2001) Filosofia da educação: temas e problemas. Porto: Afrontamento

trevo-multidialogismo

(trevo teórico de Ana da Palma)

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